Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Um pedaço do Reino Unido na capital baiana: Bahia British Club completa mais de um século de história e tradição em Salvador

Cultura

Um pedaço do Reino Unido na capital baiana: Bahia British Club completa mais de um século de história e tradição em Salvador

Bahia British Club nasceu da inspiração dos clubes europeus da época, como um espaço privado de socialização e recreação, dedicado à discussão de negócios, política e cultura

Um pedaço do Reino Unido na capital baiana: Bahia British Club completa mais de um século de história e tradição em Salvador

Foto: Divulgação/Bahia British Club

Por: Metro1 no dia 14 de junho de 2024 às 10:27

Atualizado: no dia 14 de junho de 2024 às 10:28

Inaugurado em 24 de maio de 1874, o Bahia British Club completou 150 anos neste ano, ocupando a posição como o clube social mais antigo da Bahia e um dos vinte do Brasil. O BBC nasceu da inspiração dos clubes europeus da época, como um espaço privado de socialização e recreação, dedicado à discussão de negócios, política e cultura. 

Localizado na Rua Banco dos Ingleses, com vista para a Baía de Todos-os-Santos, o espaço recebeu a visita da rainha Elizabeth em 1968, quando Salvador foi o segundo destino da família real britânica durante sua única visita ao Brasil. Na ocasião, a monarca, então com 42 anos, conheceu o clube.

O advogado Sylvio Garcez, atual presidente do BBC, compartilhou em entrevista ao Metro1 como o clube conseguiu perdurar ao longo das décadas, diferentemente de muitos espaços tradicionais que não conseguiram sobreviver às mudanças culturais, sociais e econômicas. 

Divulgação/Bahia British Club

Sylvio Garcez explica que o clube é um local para discussões sociais, “um ambiente voltado para conversas sobre diversos aspectos”. Segundo ele, essas conversas sempre são acompanhadas de bebidas, que podem ser alcoólicas ou não, dado que há várias opções disponíveis no clube. “Além disso, o local oferece uma excelente cozinha e uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos, seguindo a mesma inspiração dos clubes ingleses”, relatou.

O clube, que teve sua origem predominantemente inglesa, não possui mais sócios britânicos, atualmente, conta com 60 membros. "Nós recebemos uma carta da embaixadora parabenizando e inclusive dizendo que virá à Bahia no segundo semestre para nos visitar. O cônsul estava presente e fez esse registro. A longevidade do clube contribuiu para uma recepção calorosa, inclusive pela comunidade inglesa, e recebemos até uma carta de um clube de Manchester", detalhou.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.