
Cultura
Mãe Menininha dos Gantois: relembre quem foi a mãe de santo mais popular do Brasil
Menininha foi mãe de santo de Carybé, Jorge Amado, Caymmi e Vinícius de Moraes

Foto: Folhapress/Folhapress
Em 1894, nasceu Maria Escolástica da Conceição Nazaré, no seio de uma família de tradição no Candomblé. Logo na infância, foi preparada para a missão de assumir o terreiro Ilê Axé Iyá Omi Asé Iyá Massê, o Terreiro do Gantois, um dos mais antigos e respeitados do país.
Nesta série especial, o Metro1 apresenta trajetórias de personalidades negras que transformaram a história, a cultura e a identidade da Bahia e do Brasil. A cada capítulo, um destaque que ajuda a compreender o legado de quem abriu caminhos e deixou marcas profundas.
Aos 28, Mãe Menininha se tornou ialorixá — líder espiritual ou mãe de santo e, por mais de 60 anos, foi uma das grandes responsáveis por tirar o Candomblé da clandestinidade, conquistou respeito da sociedade num tempo em que a prática era criminalizada e perseguida.
Além da admiração da comunidade e das pessoas mais simples, que a buscavam como conselheira, a ialorixá também era aplaudida pelos intelectuais, políticos e artistas, alguns, filhos de santo como Carybé, Dorival Caymmi, Jorge Amado, Vinícius de Moraes, entre outros.
Mãe Menininha foi além da religião, foi símbolo de resistência cultural e espiritual, mostrando que a fé africana é sinônimo de amor, sabedoria e humanidade.
Na próxima reportagem da série Personalidades Negras você vai conhecer a história de Juliano Moreira, primeiro homem a receber o título de médico no Brasil. A história de Luiza Mahin já foi relembrada (veja aqui).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

