Quarta-feira, 21 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

'Gal propôs ter um filho comigo, porque Dedé não queria', revela Caetano Veloso

Cultura

'Gal propôs ter um filho comigo, porque Dedé não queria', revela Caetano Veloso

Em conversa com Gil, ele revela a mudança ante a ideia de ter filhos: 'Acho que eu sou mulher, precisava engravidar, não sei o que é'

'Gal propôs ter um filho comigo, porque Dedé não queria', revela Caetano Veloso

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 22 de agosto de 2018 às 11:40

Caetano Veloso tem três filhos e está em turnê com eles – Moreno, Zeca e Tom Veloso – no show "Ofertório". No livro "Verdade Tropical" (1997/2ª edição em 2017), ele diz que o nascimento de Moreno, o primeiro, em 1972, foi o grande acontecimento ("às vezes penso que o único") de sua vida adulta.

Afirmação que já repetiu em inúmeras entrevistas em que reafirma o amor pelas crias e sua importância vital. Mas, nem sempre foi assim. Na juventude, Caetano não queria ter filhos. Nem sequer gostava de crianças. Na conversa que teve com Gilberto Gil para o Canal Brasil, o cantor e compositor fala sobre isso e detalha a mudança.

"Eu não queria ter filho. E tinha certeza de que nunca iria ter. Por isso que, para mim, é tão surpreendentemente impressionante! Eu tinha certeza que não queria ter filho e Dedé [sua primeira mulher, mãe de Moreno] também tinha essa certeza. E, sabe quando eu comecei a ter desejo de ter filho? Foi uma surpresa para mim, uma coisa quase que vinha do meu corpo assim... Acho que eu sou mulher, precisava engravidar, não sei o que é... Mas, parecia uma coisa hormonal que acontece com mulheres", conta.

E continua: "Eu aí falei com Dedé e ela disse: 'Não, pelo amor de Deus, não. A gente disse que nunca ia ter filho e nunca vamos ter'. Mas, aí começou a se esboçar o negócio de vir ao Brasil [eles estavam no exílio, em Londres], por causa do chamado de João Gilberto, e aí eu ganhei mais coragem e comecei a pedir a ela. E ela continuava dizendo não, mas, quando a gente voltou pra Bahia... antes ainda, em Londres, Gal disse assim: 'Então eu tenho com você'! E Dedé aí disse: 'Não, não, assim também não...'.

Por fim: "Não foi isso que a convenceu, mas, quando a gente voltou pra Bahia, muito felizes de estar de volta, Dedé então disse: 'Vamos ter o filho que você quer. Eu quero, vumbora!". Moreno Gadelha Veloso nasceu em 22 de novembro de 1972. Na música "Júlia/Moreno", do disco "Araçá Azul", Caetano já o evoca (ou à menina que ele seria) e homenageia. Gesto que repetiu com os outros filhos (estes com Paula Lavigne) nas canções "Boas Vindas" (Circuladô - 1992) e "Um Tom" (Livro - 1997).