
Cultura
Vânia Abreu relembra ataque xenófobo: 'Perguntou de onde era meu sotaque'
A cantora fez do episódio uma música: "Meu sotaque"; canção foi lançada no dia 25 de junho, dia do imigrante

Foto: Matheus Simoni / Metropress
Baiana, mas moradora de São Paulo, a cantora, historiadora e escritora Vânia Abreu lembrou que, este ano, foi vítima de ataques xenófobos na capital paulista.
"Eu estava passeando com meus cachorros e uma senhora disse: 'Você sabe que é lei ter que andar com as coleiras'. De uma hora para a outra ela disse: 'Se você desobedece essa lei, imagine o quanto você não estraga o país'. Eu perguntei se ela estava maluca e disse que era uma cidadã correta. Ela perguntou de onde era esse sotaque, que eu não deveria ter saído de onde nasci", lembrou.
Apesar das ofensas, Vânia disse que não deixou barato e prestou queixa. "Eu fiz um Boletim de Ocorrência de xenofobia. Ela me xingava, me ofendia, disse que eu estragava essa terra. [...] Ela me encontrou três vezes e ficou perguntando se eu não voltava para minha terra. Fiquei sofrida por dois meses", contou, em entrevista à Rádio Metrópole.
A cantora fez do episódio uma música: "Meu sotaque". A canção foi lançada no dia 25 de junho, dia do imigrante. "O papel da música é transformar a arte. Tirei do plano pessoal e ampliei para o sentido maior". Ouça, abaixo, a música:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.