Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Bloco De Hoje a Oito emite nota pública sobre Carnaval no Santo Antônio: 'Estamos repensando'

Cultura

Bloco De Hoje a Oito emite nota pública sobre Carnaval no Santo Antônio: 'Estamos repensando'

"Especialmente no último carnaval, o bloco se agigantou e o número de foliões aumentou ainda mais, assim como a nossa preocupação", diz o texto

Bloco De Hoje a Oito emite nota pública sobre Carnaval no Santo Antônio: 'Estamos repensando'

Foto: Esperança Gadelha / Reprodução Facebook

Por: James Martins no dia 14 de janeiro de 2019 às 10:31

Devido ao inesperado crescimento do Carnaval no Santo Antônio Além do Carmo, com adesão inclusive de grupos e agremiações sem relação com o bairro, como o anunciado desfile do Harém, o bloco De Hoje a Oito, talvez o principal artífice desse processo, emitiu hoje (14) uma nota de esclarecimento onde afirma, inclusive, que está repensando seu desfile esse ano.

Formado em sua maioria por moradores do Santo Antônio, o coletivo que organiza as saídas no sábado anterior à folia oficial, revela no texto preocupação com o bem estar do bairro e também com não colaborar para uma política de espetacularização predatória. "Não queremos fazer carnaval a serviço de um espetáculo midiático, muito menos um carnaval de novela. Queremos um carnaval livre para todxs, com tranquilidade para crianças, jovens, adultxs e idosxs", diz um trecho.     

A nota restabelece a trajetória do bloco e enfatiza sua decisão em não se tornar uma entidade comercial. "Em nossa existência, já fomos procurados por diferentes patrocinadores, alguns de abrangência nacional, e recentemente fomos contatados pelo principal portal midiático do carnaval brasileiro, o qual apresentava a intenção de divulgar a data e eventualmente transmitir em rede nacional a nossa saída. No entanto, A TODO TEMPO DEIXAMOS CLARO QUE NUNCA PLANEJAMOS E NÃO DESEJAMOS SER UM BLOCO DO CIRCUITO OFICIAL DO CARNAVAL DE SALVADOR E NEM CONTRIBUIR PARA A ESPETACULARIZAÇÃO MIDIÁTICA DO CARNAVAL".  

A possível transformação do Santo Antônio Além do Carmo em mais um circuito oficial parece ser a principal preocupação do bloco. "Nesse sentido, a cada carnaval, tivemos o cuidado de dialogar com os moradores da região para não causar-lhes transtornos. Nós distribuímos casa a casa panfletos informando sobre o desfile, pedimos que gentilmente estacionem seus carros em outras ruas, convidamos os foliões a virem sem carro, desviamos o trânsito, instalamos diversos banheiros químicos em diferentes locais, articulamos com catadores de recicláveis, espalhamos locais de coleta e pagamos uma taxa para que um grupo de seis varredores de rua profissionais limpem o bairro na manhã seguinte", diz a nota. 

E prossegue: "Todas essas medidas geram uma enorme demanda na vida das pessoas que organizam este carnaval, mas têm sido tomadas ano a ano para minimizar os impactos da saída do Bloco de Hoje a Oito no bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Ao longo desses 7 anos aprendemos que toda uma preparação é fundamental e ainda assim enfrentamos algumas questões, como a venda e consumo irregulares de garrafas de cerveja longneck durante a nossa saída. Vidro no carnaval não, gente!".

Leia o texto na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O BLOCO DE HOJE A OITO surgiu em 2011 no Santo Antônio Além do Carmo, com o desejo de viver um carnaval diferente do que se via em Salvador naquela época no que se entende por "circuito oficial". Ao longo desses 7 anos, fortalecemos e construímos um carnaval sem cordas, gratuito, na rua, com espaço para todxs, valorizando as diversidades, com todo mundo fantasiado, incluindo crianças, idosos e toda a comunidade local. Como bloco de samba, durante todos esses anos, fizemos pesquisas sobre o Samba e sobre o carnaval antigo da Bahia, homenageando, por exemplo, as Escolas de Samba da cidade de Salvador, os Blocos de Índio, o Recôncavo e sambistas como Ederaldo Gentil, Guiga de Ogum e Riachão.

Em nossa existência, já fomos procurados por diferentes patrocinadores, alguns de abrangência nacional, e recentemente fomos contatados pelo principal portal midiático do carnaval brasileiro, o qual apresentava a intenção de divulgar a data e eventualmente transmitir em rede nacional a nossa saída. No entanto, A TODO TEMPO DEIXAMOS CLARO QUE NUNCA PLANEJAMOS E NÃO DESEJAMOS SER UM BLOCO DO CIRCUITO OFICIAL DO CARNAVAL DE SALVADOR E NEM CONTRIBUIR PARA A ESPETACULARIZAÇÃO MIDIÁTICA DO CARNAVAL. Os foliões que acompanham a nossa história sabem que para sairmos no carnaval, desde o primeiro ano, adotamos apenas o costume de fazer festas de arrecadação organizadas pelo próprio bloco. FORAM VOCÊS, FOLIÕES E AMIGOS DO BLOCO DE HOJE A OITO, QUE FINANCIARAM NOSSAS SAÍDAS E VIABILIZARAM 7 CARNAVAIS DE MANEIRA TOTALMENTE INDEPENDENTE DA INDÚSTRIA CARNAVALESCA!

Nos últimos anos, o bloco foi crescendo muito e nossa preocupação maior sempre foi o bairro do Santo Antônio Além do Carmo, onde muitos de nós moramos e frequentamos. Nesse sentido, a cada carnaval, tivemos o cuidado de dialogar com os moradores da região para não causar-lhes transtornos. Nós distribuímos casa a casa panfletos informando sobre o desfile, pedimos que gentilmente estacionem seus carros em outras ruas, convidamos os foliões a virem sem carro, desviamos o trânsito, instalamos diversos banheiros químicos em diferentes locais, articulamos com catadores de recicláveis, espalhamos locais de coleta e pagamos uma taxa para que um grupo de seis varredores de rua profissionais limpem o bairro na manhã seguinte. Todas essas medidas geram uma enorme demanda na vida das pessoas que organizam este carnaval, mas têm sido tomadas ano a ano para minimizar os impactos da saída do Bloco de Hoje a Oito no bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Ao longo desses 7 anos aprendemos que toda uma preparação é fundamental e ainda assim enfrentamos algumas questões, como a venda e consumo irregulares de garrafas de cerveja longneck durante a nossa saída. Vidro no carnaval não, gente!

ESPECIALMENTE NO ÚLTIMO CARNAVAL, O BLOCO SE AGIGANTOU E O NÚMERO DE FOLIÕES AUMENTO AINDA MAIS, ASSIM COMO A NOSSA PREOCUPAÇÃO. O que aconteceu é que outros blocos foram pras ruas do Santo Antônio Além do Carmo no mesmo dia que nós. Blocos que, até então, não dialogaram e não se articularam com o bairro para que os devidos cuidados fossem tomados para colocar seus foliões na rua.

Neste ano de 2019, outros blocos mais uma vez estão previstos para desfilar no bairro em diferentes datas pré-carnavalescas, incluindo a mesma data em que o Bloco De Hoje a Oito realizou suas saídas nos últimos 7 anos, que é o sábado que antecede o carnaval. Alguns desses blocos não estão comprometidos com o conceito de um carnaval livre, diverso e democrático; e sequer apresentam história, componentes, articulação ou diálogo direto com a comunidade do Santo Antônio Além do Carmo. Portanto, nós do COLETIVO DE HOJE A OITO colocamos a seguinte pergunta: o que o bairro do Santo Antônio Além do Carmo de fato comporta?

Propomos, e acreditamos ser imprescindível, que todo bloco de carnaval que intenciona sair pelas ruas do Santo Antônio Além do Carmo inicialmente realize um diálogo ampliado, ACIMA DE TUDO COM OS MORADORES DO BAIRRO, e com os blocos locais que já existem, a exemplo do Bloco De Hoje a Oito e do Rodante. Entendemos que cada bloco precisa se responsabilizar por ações de proteção ao bairro para que esse carnaval se mantenha livre e seja um lugar de alegria e de respeito. Do contrário, pensamos ser uma grande irresponsabilidade com o bairro do Santo Antônio Além do Carmo, que vem constantemente sendo alvo da gentrificação da Prefeitura, da especulação imobiliária, assim como de processos perversos do espetáculo e da cooptação do Estado em prol do seu carnaval oficial.

Informamos, portanto, a todxs nossxs foliões que estamos repensando a nossa saída carnavalesca de 2019. Em um momento político tão radical, é necessário termos cautela e responsabilidade para botar um bloco na rua, tendo em vista todas as questões antes listadas. Não queremos fazer carnaval a serviço de um espetáculo midiático, muito menos um carnaval de novela. Queremos um carnaval livre para todxs, com tranquilidade para crianças, jovens, adultxs e idosxs, sobretudo para que os moradores do Santo Antônio Além do Carmo também possam desfrutar com paz e alegria esse carnaval tão bonito que construímos juntxs.