Terça-feira, 15 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Ilê Aiyê faz pré-seleção para Noite da Beleza Negra neste sábado

Cultura

Ilê Aiyê faz pré-seleção para Noite da Beleza Negra neste sábado

Na ocasião, serão escolhidas, entre mais de 100 candidatas, as 15 finalistas do concurso mais representativo da mulher negra

Ilê Aiyê faz pré-seleção para Noite da Beleza Negra neste sábado

Foto: André Frutuoso / Divulgação

Por: Metro1 no dia 06 de janeiro de 2020 às 10:50

O Ilê Aiyê realiza no próximo sábado (11), a etapa de pré-seleção das 15 finalistas do concurso que elege a Deusa do Ébano. Na ocasião, todas as candidatas serão avaliadas na Senzala do Barro Preto, sede do bloco afro, no Curuzu. Ao todo, mais de 100 mulheres inscreveram-se para concorrer ao posto de Rainha do Ilê Aiyê 2020. A pré-seleção começa às 13h. 

Nesta etapa, as candidatas têm a dança afro como critério de desempate para continuar na seleção. Assim como acontece no dia da festa, nesse momento cada concorrente é convidada para, individualmente, mostrar sua performance, uma vez que se apresentar no Carnaval e shows do Ilê Aiyê, ao lado da Band’Aiyê, é uma das atribuições da Deusa do Ébano. O júri é composto por Rainhas do Ilê Aiyê de anos anteriores, coreógrafos e profissionais da dança.

“Também avaliamos o nível de consciência cidadã em relação ao papel da mulher negra na sociedade, uma vez que a escolhida passará a ser porta-voz de uma entidade que nasceu da luta por igualdade racial. Desde já parabenizo a dedicação das candidatas, lembrando que essa é uma das principais ações afirmativas do bloco Ilê Aiyê, que vem contribuindo para o resgate da autoestima da mulher negra baiana e brasileira, hoje um dos eventos mais importantes e concorridos do período pré-carnavalesco na Bahia”, diz Vovô, presidente do bloco.

A vencedora da 41ª Noite da Beleza Negra assumirá o posto no dia 8 de fevereiro. A festa será inspirada no tema do bloco para o Carnaval 2020: “Botswana: Uma História de êxito no mundo”. Com as pompas e surpresas que sempre marcam a cerimônia, a Noite da Beleza Negra terá como anfitriã a Band'Aiyê, além de diversos convidados.

A Deusa do Ébano desfila com destaque durante todo o Carnaval, representa a entidade em eventos sociais e integra sua comitiva em viagens e turnês, dentro e fora do Brasil. Atualmente, o cargo é ocupado pela secretária executiva Daniele Nobre, 31, que já havia tentado ser Rainha do Ilê por oito vezes até, finalmente, conquistar o título em fevereiro do ano passado.

SERVIÇO
O QUE: 41ª Noite da Beleza Negra (pré-seleção)
ONDE: Senzala do Barro Preto
QUANDO: 11 de janeiro (sábado), 13h