
Economia
Estamos próximos do pleno emprego, diz Galípolo
Presidente do Banco Central vê economia aquecida, mas alerta para inflação alta

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta terça-feira (22) que o Brasil está próximo do pleno emprego. A taxa de desocupação do país foi de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro. A mínima histórica foi no trimestre encerrado em novembro, quando foi de 6,1%.
“Por diversas métricas que você possa medir, seja relativas a mercado de trabalho, seja a nível de atividade dos diversos setores, o que a gente passa a assistir é que a economia brasileira mostra um dinamismo excepcional e que ela está bastante aquecida”, declarou o presidente do BC aos senadores.
De acordo com ele, a renda disponível das famílias aumentou 22% entre dezembro de 2021 e dezembro de 2024 — a maior alta em três anos da série histórica. Ele também mencionou que o crédito bancário representa quase 55% do PIB, um dos maiores percentuais da história recente.
Apesar do cenário positivo no emprego, Galípolo chamou atenção para o comportamento da inflação, que segue elevada e disseminada entre diferentes segmentos. Em sua apresentação, ele destacou que os preços continuam acima da meta contínua de 3% ao ano, com aumentos registrados em bens industriais, serviços, preços administrados e alimentação em domicílio. Segundo ele, há uma persistente desancoragem das expectativas do mercado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.