
Economia
Presidente do BNDES propõe taxar bets para aumentar arrecadação
Segundo o presidente, a medida poderia ser uma alternativa ao aomento do IOF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, sugeriu nesta segunda-feira (26), o aumento de imposto sobre as bets. Em evento sobre a indústria brasileira, ele também reagiu às críticas feitas por setores como o empresarial, ao aumento do IOF, dizendo que é preciso apresentar alternativas e não apenas criticar medidas.
“O ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad tem que entregar o orçamento fiscal. É a responsabilidade dele. Então, tem que dizer qual é a alternativa. Eu já faço uma sugestão pública aqui: vamos aumentar os impostos das bets, que estão corroendo as finanças populares. A gente poderia, com isso, diminuir, por exemplo, o impacto do IOF e criar alternativa”, disse.
Na última quinta-feira (22), o governo anunciou o aumento do IOF sobre uma série de operações de crédito, como parte de um pacote para impulsionar a arrecadação de impostos e tentar controlar o déficit nas contas públicas. Parte do pacote previa a taxação de recursos enviados para investimentos no exterior. A medida foi cancelada no mesmo dia. O temor era que fosse interpretada como uma tentativa de controlar a saída de recursos do Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.