Sexta-feira, 13 de março de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Governo avalia volta de estatal na distribuição de combustíveis, diz Rui Costa

Economia

Governo avalia volta de estatal na distribuição de combustíveis, diz Rui Costa

Ministro afirma que privatização da distribuição reduziu referência de preços

Governo avalia volta de estatal na distribuição de combustíveis, diz Rui Costa

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 12 de março de 2026 às 17:46

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (12) que o governo federal avalia a possibilidade de retomar a atuação de uma empresa estatal na distribuição de combustíveis. A declaração foi feita durante coletiva em que foram apresentadas medidas para conter a alta no preço do diesel.

Segundo o ministro, a discussão ocorre porque a privatização do setor reduziu a capacidade de referência de preços no mercado. “A Petrobras sempre deteve uma parcela menor do mercado de distribuição e menor ainda do mercado de varejo. Mas mesmo com a participação pequena, a gente tinha uma referência de preço. Como foi privatizado, não tem mais essa referência de preço e o que a gente percebe em muitas cidades e muitas capitais é um abuso da prática de preço”, disse.

Rui Costa também explicou que existem obstáculos legais para um eventual retorno da Petrobras ao segmento de distribuição. Isso porque, após a privatização da antiga BR Distribuidora, atual Vibra Energia, a estatal ficou impedida de concorrer diretamente nesse mercado até 2029.

Durante a coletiva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criticou a privatização da distribuição de combustíveis e afirmou que a medida prejudicou o mercado. Ele também declarou que há indícios de cartéis em postos de combustíveis em diversas regiões do país e que o governo pretende intensificar a fiscalização com apoio da Polícia Federal, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), da Receita Federal e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).