Economia

Banco central americano anuncia novo corte de juros

Novo corte de 0,25 p.p., é o segundo desde a crise de 2008

[Banco central americano anuncia novo corte de juros]
Foto : Dan Scavino Jr

Por Danielle Campos no dia 18 de Setembro de 2019 ⋅ 20:30

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (18) um novo corte de 0,25 ponto percentual na taxa referencial de juros, para a faixa entre 1,75% e 2%. A decisão, acatada por sete dos dez membros, já era esperada pelo mercado financeiro. Esse foi o segundo corte desde a crise financeira de 2008.

O presidente do Fed, Jerome Powell, e outros seis membros votaram pelo corte no valor anunciado. James Bull sugeriu um corte maior, enquanto os presidentes do Fed de Boston, Eric Rosengren, e de Kansas City, Esther George, não queriam alteração na taxa.

Através de pronunciamento, o Fed deu sinais em direções diferentes sobre os próximos passos da sua atuação, o que fez o Ibovespa acelerar sua queda, tocando a mínima da sessão abaixo dos 104 mil pontos. Às 15:28, o Ibovespa caía 0,58%. Às 15h33, o dólar avançava 0,48%, a 4,0978 reais na venda.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o banco tomou uma decisão sem coragem, sentido ou visão. Trump vem pressionando o Fed a fazer cortes mais agressivos. O cenário americano atual registra a menor taxa de desemprego em quase 50 anos, no entanto, a taxa de inflação está abaixo da meta de 2%.

Notícias relacionadas

[Latam cancela todos os voos saindo de Santiago]
Economia

Latam cancela todos os voos saindo de Santiago

Por Kamille Martinho no dia 21 de Outubro de 2019 ⋅ 14:40 em Economia

Cancelamento se dá em decorrência da onda de protestos violentos que atinge o país desde a última sexta-feira (18)