Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

MK lamenta fechamento da Ford e relembra 'luta' pela fábrica de Camaçari; ouça

Editorial

MK lamenta fechamento da Ford e relembra 'luta' pela fábrica de Camaçari; ouça

Em comentário na Rádio Metrópole, ele ainda ironizou a reação do ministro da Economia, Paulo Guedes, à suspensão das atividades

MK lamenta fechamento da Ford e relembra 'luta' pela fábrica de Camaçari; ouça

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 12 de janeiro de 2021 às 09:05

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (12), Mário Kertész lamentou o fechamento das fábricas da montadora Ford, incluindo a unidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. MK lembrou que a instalação do Complexo Industrial no município foi fruto de "muita luta dos governantes da época".

"O fechamento da fábrica da Ford é um dos absurdos que o mundo capitalista nos reserva. A fábrica importante que ela tem é aqui na Bahia, além de ter uma quantidade enorme de fornecedores que trabalham em volta e para ela. É claro que tem alguns, por exemplo, que fornecem pneus, isso serve pra qualquer carro, mas existem fábricas que se instalaram para servir exclusivamente à Ford. Existe toda uma história que foi a luta para trazer a fábrica para a Bahia, que muita gente não lembra, ou é jovem e não viveu. Essa fábrica, originalmente, ia pro Rio Grande do Sul, mas o governo de lá começou a criar muitas dificuldades. Então ela veio pra cá, através de muita luta dos governantes da época. Antônio Carlos Magalhães, senador, Cesar Borges, governador, Albérico Fraga, que foi secretário da Fazenda e de Indústria e Comércio, e Benito Gama, que era secretário da Indústria e Comércio quando veio a instalação", recordou.

Ele ainda ironizou a reação do ministro da Economia, Paulo Guedes, à notícia do fim das atividades da montadora no país, e levantou um questionamento sobre o futuro dos clientes da marca.

"O engraçado é que o ministro Paulo Guedes disse que é um absurdo isso acontecer quando o Brasil está explodindo em crescimento industrial. Queria saber onde, que tipo de chá ele toma, porque eu também quero tomar pra ter esse otimismo ou essa ilusão de ótica. (...) Eu quero saber o seguinte: quem tem um carro da Ford vai se 'forder'? Em termos de peças e tudo? Eu não acredito que eles vão deixar bagunçada a marca deles", disse.

Ouça o comentário completo: