Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

STF 'deu o recado' com aprovação unânime da prisão de Daniel Silveira, diz MK; ouça

Editorial

STF 'deu o recado' com aprovação unânime da prisão de Daniel Silveira, diz MK; ouça

Em comentário na Rádio Metrópole, Mário Kertész demonstrou apoio ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, quanto à não-liberação das aulas na cidade

STF 'deu o recado' com aprovação unânime da prisão de Daniel Silveira, diz MK; ouça

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 18 de fevereiro de 2021 às 09:15

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (18), Mário Kertész elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que referendou por unanimidade a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Para MK, embora tardio, o posicionamento da Corte mostra que afrontas à democracia passarão a ser combatidas.

"É claro que as autoridades constituídas, inclusive o STF e o próprio Congresso, deram muito mole pros atentados à Democracia. Muito mole. (...) O presidente da República já fez de tudo, o filho dele já falou de AI-5, que bastava um cabo e um soldado para fechar o Supremo. esses ataques à democracia, a Constituição brasileira, que todos eles juraram obedecer, esse juramento vale nada. Têm sido enormes os ataques e nada foi feito. Ainda bem que se fez agora! Mas é preciso lembrar que se nós chegamos a este ponto, é porque foi permitido. (...) O STF foi muito bem. A instituição disse: esse deputado cometeu crimes, foi preso em flagrante e o crime é inafiançável. Aí a banana chega onde? Na Câmara dos Deputados. Uma parte quer cassar, uma parte quer manter, outra parte quer libertar e a outra parte quer negociar, porque hoje vai ter a chamada audiência de custódia. Vai querer negociar uma pena mais branda, ou uma liberação por parte do Supremo, prisão domiciliar, uma liberdade vigiada, enfim. Mas o Supremo já deu o recado. O ministro Marco Aurélio Mello fez questão de dizer que agora não é apenas uma voz do Supremo: foi a instituição que decidiu. Qualquer decisão contrária por parte do Congresso vai significar um ataque ao STF. E a consequência disso? Não sei. Mas é bom a gente ficar atento", comentou.

MK também demonstrou apoio ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), que disse considerar uma "irresponsabilidade" pensar em retomar as aulas na capital baiana diante do aumento de casos de Covid-19. "Eu entendo quem quer voltar às aulas, seja por parte dos profissionais, donos de escola, professores, pais, que sentem o problema de estar há um ano com as crianças em casa, e do outro lado o prefeito e o governador que têm que tomar medidas duras mesmo, porque o bicho está pegando demais, inclusive e principalmente agora aqui na Bahia. E Bruno disse 'não adianta, pode manifestar em qualquer lugar, eu não vou mudar a decisão, a não ser que haja condições pra isso'. Acho que essa pressão dos pais e profissionais também é boa, porque numa democracia a gente vive com um instrumento de pressões e contrapressões. Mas eu penso o seguinte: será que Bruno e Rui ficam felizes em manter uma decisão dessa? Claro que não", pontuou.

Ouça o comentário completo: