Domingo, 07 de agosto de 2022

Editorial

“Uma figura revolucionária”, diz MK sobre Nise da Silveira

Presidente Jair Bolsonaro impediu a inclusão do nome da médica no livro dos heróis da pátria

“Uma figura revolucionária”, diz MK sobre Nise da Silveira

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 26 de maio de 2022 às 08:33

O Jornal da Bahia no Ar desta quinta-feira (26), começou com uma homenagem especial à médica psiquiatra Nise da Silveira. Na última quarta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (PL) negou a inclusão do nome da médica no livro dos heróis da patria. “Dra Nise foi uma figura revolucionária”, defendeu Mário Kertész. 

Durante o depoimento, ao lembrar histórias de seu convívio pessoal com Nise e seu marido Mário Magalhães da Silveira, MK lamentou a negativa do presidente. “Nós convivemos muito com ela. Dra Nise era uma figura fantástica. Era dura, não era ninguém mole, porque ela tinha que enfrentar muito. Ela foi contra toda medicina que se praticava contra doentes mentais”

MK chegou a citar Chico Buarque em referência ao sucesso ‘Apesar de Você’ para falar sobre a postura de Bolsonaro. “É um depoimento de tristeza, de ver o Brasil mergulhando cada vez mais. Negar uma figura que revolucionou o tratamento no mundo todo. É uma dor muito grande ver uma pessoa tão querida, que eu acompanhei, que Eliana viu o trabalho dela, ser negada desse jeito”, defendeu.

A matéria, de autoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), foi aprovada pelo Plenário do Senado em 24 de abril, com parecer favorável da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Mas a Presidência da República argumentou que, após ouvir a Casa Civil, decidiu vetar a proposta, por representar “contrariedade ao interesse público”.

Para Bolsonaro, não é possível avaliar “a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da nação, a despeito de sua contribuição para a área da terapia ocupacional”. 
 

“Uma figura revolucionária”, diz MK sobre Nise da Silveira - Metro 1