
Editorial
"Salvador não é uma cidade qualquer para ser invadida por concreto", critica MK sobre projeto da Fundação Mário Leal Ferreira
Elevador Lacerda, um dos marcos principais de Salvador, será revitalizado em projeto Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com a Fundação Mário Leal Ferreira

Foto: Metropress
O âncora da Rádio Metropole, Mário Kertész, criticou o projeto de revitalização do Elevador Lacerda – feito Fundação Mário Leal Ferreira, que foi comentado na segunda-feira (23) pelo secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra), Luiz Carlos de Souza. Durante o programa desta quarta-feira (25), MK apontou que o projeto, que visa modificar o Elevador, tem uma visão “absolutamente equivocada”.
“O Elevador Lacerda não é apenas um meio de transporte. É a história dessa cidade, que tem que ser respeitada por esses modernismos equivocados que tentam colocar. Isso é uma falta de respeito, uma falta de sensibilidade. Vão tirar uma sorveteria [A Cubana] que está há 90 anos, vão fechar lojas para dar mais celeridade…”
Mário Kertész ainda criticou a Fundação Mário Leal Ferreira, que está envolvida junto com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), na revitalização de um dos marcos principais da cidade. “Tem um assunto da prefeitura de Salvador que me incomoda bastante. Chama-se Fundação Mário Leal Ferreira, que comete crimes absurdos contra a cidade, com a complacência de ACM Neto e agora de Bruno Reis”.
Uma das mudanças que fazia parte do projeto, que foi vetado por ser um equipamento tombado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), era uma vista panorâmica, cobrada por turistas. “Graças, o Iphan vetou”, pontuou.
“Salvador não é uma cidade qualquer para ser invadida por concreto. Esse caso do Elevador Lacerda me indignou ao máximo. Ele vai completar 150 anos. É o marco mais conhecido aqui da cidade de Salvador. Faz parte da nossa identidade”, destacou o âncora.
Confira o editorial na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.