Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

'Democracia americana está sendo atacada como nunca antes', avalia MK

Editorial

'Democracia americana está sendo atacada como nunca antes', avalia MK

Âncora da Metrópole comentou fala de Trump sobre suposta fraude em eleição nos EUA

'Democracia americana está sendo atacada como nunca antes', avalia MK

Foto: Matheus Simoni/Metropress

Por: Metro1 no dia 06 de novembro de 2020 às 09:11

Mário Kertész comentou hoje (6) as mentiras ditas pelo presidente Donald Trump sobre a apuração das eleições americanas. Atrás no número de delegados eleitorais, o atual presidente acusou a contagem de votos de fraude, mas não apresentou provas do que estava dizendo.

"Parece que agora Biden começa a caminhar para a vitória. Mas o presidente Donald Trump está querendo melar o jogo de qualquer jeito. Ontem ele começou fazendo um pronunciamento para a imprensa e a fazer acusações de roubo e corrupção nos votos. Pela primeira vez, os três maiores canais de televisão, ABC, CBS e NBC, cortaram o presidente no meio da fala dele. Está sendo abandonado pelos sites, pelos jornais e por tudo, menos pela Fox News, que continua transmitindo, mas fazendo ressalvas. Nitidamente, ele está atacando a democracia americana de uma forma que a gente não sabe qual será o efeito. Espero que não seja mais do que um desespero de perdedor", avaliou MK, em comentário na manhã desta sexta-feira na Metrópole

O âncora da Metrópole falou a situação de pós-eleições no país e o que se pode esperar de Donald Trump com uma eventual derrota. "Os EUA saem divididos dessa eleição e isso é muito preocupante, sobretudo quando você tem um ex-presidente que vai fomentar essa decisão. Um dos filhos dele chegou a dizer que vai para a guerra total. Considerada a democracia mais sólida do mundo, os Estados Unidos da América do Norte estão vendo a democracia agora sendo atacada de uma forma como nunca antes, me lembrando do PT, se viu nada parecido. Isso é muito preocupante. Tem analistas que dizem que, independente, mesmo Trump perdido, ele ainda vai causar muitos problemas e tumultuar a vida pública dos EUA. Do jeito que ele é, um trator, passa por cima de tudo e não tem limite. E como tem coisa parecida aqui em nossa terra, nossa filial. Joga no mesmo estilo e no mesmo time", afirmou.

MK também citou a denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar foi acusado de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita no esquema das "rachadinhas", na época em que era deputado estadual.

"As acusações contra o filho do presidente Bolsonaro, cada vez mais consistentes e evidentes, a gente fica em dúvida se vai acontecer uma coisa ou não. O MP-RJ pediu inclusive a cassação do mandato dele e a devolução de um apartamento que ele teria comprado com dinheiro de rachadinha. Tá, e daí? Vai funcionar? Vai ser levado para frente ou a turma do deixa disso vai empurrar? Isso me preocupa muito e significa também que, no Brasil, que teve uma paralisação e calma por certo tempo, o presidente Bolsonaro jogava no mesmo estilo de Trump, de atacar o STF, o Congresso e tudo com o objetivo mesmo de enfraquecer nossa democracia e, com isso, aumentar nossos poderes", apontou. 

"Mas é isso que estamos vivendo, vamos enfrentar e vamos viver. Quem é a favor que defenda. Quem for contra, fale. Democracia se faz assim mesmo, com respeito. A gente precisa respeitar e ser respeitado. Essa coisa da cultura do ódio que domina o mundo e, muito particularmente, o Brasil é terrível. As pessoas se manifestam nas redes sociais como verdadeiros justiceiros", acrescentou.

Confira o comentário na íntegra: