Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Evasão escolar é questão de Estado, diz Lula em entrega do Prêmio MEC

Educação

Evasão escolar é questão de Estado, diz Lula em entrega do Prêmio MEC

Cerimônia reconhece 116 projetos por avanços em inclusão, desempenho e permanência escolar

Evasão escolar é questão de Estado, diz Lula em entrega do Prêmio MEC

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 12 de agosto de 2025 às 07:07

Atualizado: no dia 12 de agosto de 2025 às 07:56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta segunda-feira (11), o Prêmio MEC da Educação Brasileira a 116 iniciativas de destaque da rede pública, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Em discurso, o mandatário afirmou que uma das prioridades do governo é o investimento em educação, e a promoção da permanência na escola e a conclusão desta etapa de ensino.

“[Evasão escolar] é um problema do governo, do Estado. O Estado não pode transferir a sua responsabilidade para a família ou para Deus. É preciso que a gente assuma a responsabilidade e, por isso, criamos o Pé-de-Meia”, afirmou Lula. Ele ainda criticou a falta de recursos na área por parte de governos anteriores, além de destacar a meta de alfabetizar 80% das crianças até o 2° ano do ensino fundamental até 2030, em parceria com estados e municípios.

Foram premiados estudantes, municípios, estados, escolas e professores com melhores práticas em inclusão, diversidade, qualidade educacional, alfabetização, permanência escolar, ensino integral e desempenho no Enem e Ideb, segundo dados do Ministério da Educação.

Entre os premiados, 54 foram alunos com as maiores notas na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios, 20 escolas e 49 professores, divididos em oito categorias educacionais. Os vencedores receberam troféus, medalhas, certificados e prêmios entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, destinados à melhoria da infraestrutura escolar e valorização dos profissionais. Lula comparou o evento à entrega do “Oscar da resiliência” e celebrou o compromisso dos premiados com a educação pública.