Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Olimpíadas: Comitê Olímpico decide não banir Rússia dos Jogos do Rio 2016

Esportes

Olimpíadas: Comitê Olímpico decide não banir Rússia dos Jogos do Rio 2016

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu neste domingo (24) que não irá banir a participação da Rússia nas Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro e que ficará a cargo das federações internacionais de cada esporte a decisão de suspender ou não os atletas russos. O esporte do país enfrenta um escândalo de doping generalizado. [Leia mais...]

Olimpíadas: Comitê Olímpico decide não banir Rússia dos Jogos do Rio 2016

Foto: Jim Young / Reuters

Por: Jessica Galvão no dia 24 de julho de 2016 às 14:43

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu neste domingo (24) que não irá banir a participação da Rússia nas Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro e que ficará a cargo das federações internacionais de cada esporte a decisão de suspender ou não os atletas russos. O esporte do país enfrenta um escândalo de doping generalizado. 

De acordo com informações divulgadas pela entidade, a decisão, segundo o COI, foi guiada pela “regra fundamental de proteger os atletas limpos e a integridade do esporte”. A decisão foi quase unanimidade, somente com uma abstenção.

O presidente da comitê, Thomas Bach, espera que as federações das modalidades já tenham uma opinião sobre a participação dos esportistas russos nos Jogos Olímpicos.

"Nos reunimos para tomar uma decisão muito difícil. Definimos alguns critérios, e atletas limpos vão ter a chance de participar. Eu acho que, dessa maneira, respeitamos os direitos. Não é uma questão sobre expectativas, é sobre fazer justiça diante dos atletas limpos de todo o mundo. Isso respeita as regras da Justiça e o direito de todos os atletas limpos. Acho que isso dá uma mensagem positiva à próxima geração de atletas russos", falou o presidente da organização.