Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Esportes

Baianão 2019: clubes aprovam fórmula do torneio; finais terão árbitro de vídeo

Ao todo, dez agremiações vão participar do campeonato: Bahia, Vitória, Juazeirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Jequié e Alagoinhas

Baianão 2019: clubes aprovam fórmula do torneio; finais terão árbitro de vídeo

Foto: Divulgação/FBF

Por: Matheus Simoni no dia 13 de novembro de 2018 às 19:42

Representantes dos clubes e a diretoria da Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizaram hoje (13), na sede da entidade, o pré-arbitral do Campeonato Baiano 2019, no intuito de discutir e definir a fórmula de disputa do torneio.  Com 13 datas disponibilizadas pela CBF para os estaduais da região Nordeste, o modelo foi aprovado por foi escolhida por unanimidade entre os presentes. Apenas dois clubes não enviaram representantes para o evento de votação: Vitória e Atlético de Alagoinhas. 

Ao todo, dez agremiações vão participar do campeonato: Bahia, Vitória, Juazeirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Jequié e Alagoinhas. Em grupo único, com uma fase de classificação, os times vão disputar uma competição de pontos corridos, com as equipes se enfrentando no sistema de jogos apenas de ida. As quatro primeiras colocadas avançam para as semifinais. Apenas uma equipe, a pior colocada na classificação, será rebaixada para a Série B do Baianão 2020.

Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. No caso de empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.
 
Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis. A novidade fica por conta do árbitro de vídeo, que vai estrear na competição estadual em 2019. O recurso só estará disponível nos dois jogos da final.  

Horários de jogos - Durante o encontro, os clubes Bahia de Feira, Jequié, ECPP Vitória da Conquista e Fluminense de Feira solicitaram que, aos domingos, quando não sejam transmitidas pela TV Bahia, suas partidas como mandante aconteçam pela manhã, às 10h.
 
TV FBF - Alguns clubes parabenizaram as transmissões de jogos da TV FBF no Facebook e YouTube e solicitaram que seus jogos, quando não transmitidos pela TV aberta ou Pay-per-view, sejam transmitidos no canal oficial da FBF. A entidade discutirá o assunto com a TV Bahia, detentora dos direitos de transmissão do campeonato, para promover a estreia da TV FBF no Baianão.