
Internacional
ONU pede libertação de Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz
Ativista está presa desde 2021 no Teerã e sua família está exilada na França

Foto: Reprodução/X
Após o anúncio de que Narges Mohammadi recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2023 nesta sexta-feira (6), a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que o Irã liberte a ativista que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos em seu país.
Mohammadi está presa no Teerã desde 2021 acusada de “espalhar propaganda contra o Estado". Ela foi presa após comparecer a um memorial em homenagem a uma pessoa morta em protestos nacionais de 2019, contra o aumento nos preços de combustíveis. Ela é casada e tem dois filhos, que hoje vivem exilados na França. Seu marido, Taghi Rahmani, também já ficou detido por 14 anos por sua atuação política.
Ao receber o Nobel, ela foi escolhida por “sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e sua luta para promover os direitos humanos e a paz para todos”. A jornalista também é vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos no Irã, uma ONG dirigida por Shirin Ebadi.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

