Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Internacional

Israel teve acesso ao plano de ataque do Hamas um ano antes de acontecer, diz The New York Times

O jornal americano defendeu que os militares israelenses não acreditavam que o plano seria colocado em prática, devido ao grau de complexidade

Israel teve acesso ao plano de ataque do Hamas um ano antes de acontecer, diz The New York Times

Foto: Levi Meir Clancy/Unsplash

Por: Metro1 no dia 01 de dezembro de 2023 às 17:03

Atualizado: no dia 01 de dezembro de 2023 às 17:15

Cerca de um ano antes do ataque realizado pelo Hamas ocorrer em Israel, no último dia 7 de outubro, autoridades israelenses já haviam tido acesso ao plano do grupo radical, segundo o jornal americano The New York Times. 

Segundo o Times, apesar de saberem que havia a possibilidade de um ataque ocorrer, os militares israelenses não acreditavam que o plano seria colocado em prática, devido ao grau de complexidade.

Batizado pelas autoridades israelenses como “Muro de Jericó”, o plano de quase 40 páginas detalha passo a passo a investida que foi feita pelo Hamas. Desde a estratégia do uso de drones para derrubar as câmeras de segurança até a entrada em massa de homens armados em Israel a pé, tudo está descrito no documento.

Uma analista da inteligência israelense tentou alertar às autoridades sobre a ameaça que o plano significava, afirmando que o Hamas havia dado início a um treinamento intenso, semelhante ao que estava descrito no projeto. No entanto, o NYT afirma que teve acesso aos e-mails de um coronel da divisão de Gaza diminuindo a situação.

“Refuto totalmente que o cenário seja imaginário. É um plano concebido para iniciar uma guerra. Não é apenas um ataque a uma aldeia”, disse a analista da inteligência israelense, que não teve o nome divulgado.