Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Mãe de Alexei Navalny é informada que filho teve “síndrome da morte súbita”

Internacional

Mãe de Alexei Navalny é informada que filho teve “síndrome da morte súbita”

Governo russo diz que não entregará o corpo até concluir investigação; Navalny, de 47 anos, estava preso na Sibéria.

Mãe de Alexei Navalny é informada que filho teve “síndrome da morte súbita”

Foto: Reprodução /Redes sociais

Por: Metro1 no dia 17 de fevereiro de 2024 às 17:30

A mãe de Alexei Navalny, opositor russo que morreu na sexta-feira (16), foi informada que Navalny foi acometido pela “síndrome da morte súbita” e que seu corpo não seria entregue à família até que uma investigação seja concluída.

Navalny ficou inconsciente e morreu após uma caminhada na penitenciária de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia. A mãe do opositor recebeu um aviso oficial de falecimento informando a hora da morte como 14h17, horário local (6h17, no horário de Brasília), do dia 16 de fevereiro, disse a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, à Reuters. 

Ivan Zhdanov, que dirige a Fundação Anticorrupção de Navalny, publicou na rede social X (antigo Twitter): “Quando o advogado e a mãe de Alexei chegaram à prisão esta manhã, foram informados de que a causa da morte de Navalny foi a ‘síndrome da morte súbita'".

Protestos

Mais de 350 pessoas foram presas em dezenas de cidades russas durante manifestações motivadas pela morte de Alexei Navalny. A informação é de uma das maiores ONGs de direitos humanos da Rússia, a OVD-Info. Além disso, os Estados Unidos e a União Europeia culparam o governo Putin pela morte. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou estar "profundamente entristecido e perturbado" pela morte e exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido.