Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Líder da oposição na Venezuela agradece a Lula por críticas à exclusão de candidata

Internacional

Líder da oposição na Venezuela agradece a Lula por críticas à exclusão de candidata

María Corina Machado agradeceu ao presidente Lula e a outros líderes mundiais que se manifestaram contra a decisão do regime de Nicolás Maduro de impedir adversários políticos de registrarem candidaturas

Líder da oposição na Venezuela agradece a Lula por críticas à exclusão de candidata

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de março de 2024 às 17:30

Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado agradeceu nesta sexta-feira (29) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a outros líderes mundiais que se manifestaram contra a decisão do regime de Nicolás Maduro de impedir adversários políticos de registrarem candidaturas.

Lula manifestou contra a ineligibilidade de Corina Yoris, uma aliada que María Corina indicou para concorrer às eleições presidenciais marcadas para este ano no país. "Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça [María Corina Machado], indicar uma sucessora [Corina Yoris]. Achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada", disse o mandatário.

"Agradeço aos presidentes Emmanuel Macron, Lula e Gustavo Petro por suas posições nas últimas horas que reafirmam que nossa luta é justa e democrática", afirmou María Corina em publicação no X. E completou: "Ficou claro que não há razões políticas ou jurídicas que impeçam Corina Yoris de ser candidata e que sua exclusão, assim como a minha, nega a possibilidade de eleições livres e justasno país".

María Corina venceu nas primárias da oposição e favorita nas pesquisas. Foi inabilitada a concorrer a cargos públicos por 15 anos em junho do ano passado. Ela então indicou a professora universitária Corina Yoris, que denunciou não ter conseguido acesso ao sistema eleitoral até o fim do prazo para o registro das candidaturas.