Segunda-feira, 23 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA apresenta proposta de cessar-fogo imediato em Gaza

Internacional

EUA apresenta proposta de cessar-fogo imediato em Gaza

Caso seja acatada por todos os envolvidos, a implementação da proposta será rápida

EUA apresenta proposta de cessar-fogo imediato em Gaza

Foto: Abed Rahim Khatib/dpa/Newscom

Por: Metro1 no dia 16 de agosto de 2024 às 14:51

A proposta de um novo acordo de cessar-fogo na guerra em Gaza foi apresentada pelos Estados Unidos nesta sexta-feira (16) e prevê a “implementação rápida” do acordo, caso seja acatado por todos os envolvidos. 

Durante a rodada de negociações realizada na quinta-feira (15) em Doha, no Catar, com a presença de representantes de Israel e dos mediadores do conflito — EUA, Egito e Catar, a medida foi apresentada. O Hamas não quis participar.

Em comunicado comum, os participantes afirmaram que a proposta de Washington “resolve as lacunas restantes” nas negociações e permite um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

“As conversas foram construtivas (...). Os EUA, com apoio do Egito e do Catar, apresentaram a ambas as partes uma proposta edificante que é “consistente com os princípios estabelecidos pelo presidente Joe Biden em 31 de maio (durante outra rodada de negociações) e resolve lacunas que permaneceram”, informa o comunicado. 

Por outro lado, um alto comandante do Hamas afirmou à agência de notícias Reuters que a proposta dos EUA não cumpre pontos combinados no último encontro, em 2 de julho. O integrante do grupo não especificou os pontos que, segundo ele, não foram cobertos.

As conversas foram concluídas nesta sexta-feira (16), e Israel levará a proposta de Washington para ser analisada. O texto também será entregue ao Hamas.

O governo de Israel elogiou “os esforços dos Estados Unidos e dos mediadores” e disse esperar que os negociadores “convençam o Hamas a aceitar a devolução dos reféns”.

A proposta original prevê um cessar-fogo imediato e permanente por parte de Israel que leve ao fim gradual da guerra na Faixa de Gaza. Em troca, o Hamas devolveria os 111 reféns que, segundo Israel, continuam sob poder do grupo.