
Internacional
Onda de calor sufocante acende alertas no sul da Europa
Portugal, Espanha, Itália e França são afetados por onda de calor com temperaturas de mais de 40 graus e que se dirige para o norte, chegando também à Alemanha

Foto: Rohit Sharma/Pexels
Uma onda de calor com temperaturas acima dos 40 graus Celsius, incomumente altas mesmo para o verão europeu, deve continuar durante esta semana no sul da Europa e atingir também países mais ao norte, como a Alemanha, onde são esperadas temperaturas um pouco abaixo dessa marca.
Um anticiclone vindo do interior do continente africano vai continuar provocando a alta das temperaturas. A entrada de uma massa de ar quente e seca de origem saariana reforça a subida dos termômetros em valores “anormalmente elevados e persistentes, tanto de dia como de noite, o que pode constituir um risco para as pessoas”, alertou a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet).
A ministra francesa da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher, descreveu a atual onda de calor como um “fenômeno sem precedentes” no país, em entrevista à emissora Sud Radio, e anunciou a tramitação de “medidas concretas de adaptação às mudanças climáticas”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.