Quarta-feira, 04 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Pioneiros da Inteligência Artificial ganham Nobel em Física

Internacional

Pioneiros da Inteligência Artificial ganham Nobel em Física

Há décadas, existe a tentativa de criar máquinas capazes de pensar

Pioneiros da Inteligência Artificial ganham Nobel em Física

Foto: Reuters/Tom Little

Por: Metro1 no dia 08 de outubro de 2024 às 08:17

Atualizado: no dia 08 de outubro de 2024 às 08:39

Difícil não falar em inteligência artificial hoje em dia, ela já afeta nossa forma de pensar, criar e interagir. Sendo assim, não é surpreendente que o prêmio Nobel de Física deste ano tenha sido concedido a John Hopfield, 91, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, e Geoffrey Hinton, 76, da Universidade de Toronto, no Canadá, por "descobertas fundacionais e invenções que permitem o aprendizado com redes neurais artificiais". Em resumo, por pesquisas com inteligência artificial.

Há décadas, existe a tentativa de criar máquinas capazes de pensar. Mas os grandes avanços aconteceram quando pesquisadores decidiram simular a atividade dos neurônios, células que, por meio de moléculas neurotransmissoras e impulsos elétricos, produzem a cognição no cérebro humano.

Hoje, as redes neurais, método que ensina computadores a processar dados de uma forma inspirada pelo cérebro humano, viabilizam uma série de aplicações, do reconhecimento de imagens aos prodigiosos processadores de linguagem natural, como o ChatGPT e seus similares. Até hoje, a Academia Real de Ciências da Suécia, responsável pela gestão do Prêmio Nobel em Física, já concedeu 117 prêmios, entre 1901 e 2023, para 224 laureados.