
Internacional
Honda e Nissan confirmam negociações para fusão
Fusão visaria oferecer às montadoras maior escala e a oportunidade de compartilhar recursos, diante da forte concorrência com empresas como Tesla e BYD

Foto: Divulgação
Honda e Nissan anunciaram nesta segunda-feira (23) que estão em negociações para uma possível fusão. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa conjunta entre os presidentes das montadoras, realizada em Tóquio. A integração das duas empresas criaria o terceiro maior grupo automotivo do mundo em vendas, atrás apenas da Toyota e Volkswagen.
A fusão visaria oferecer às montadoras maior escala e a oportunidade de compartilhar recursos, especialmente diante da forte concorrência com empresas como Tesla e BYD. A Honda é a segunda maior montadora do Japão, enquanto a Nissan ocupa a terceira posição. A união seria a maior reformulação na indústria automobilística desde a fusão da Fiat Chrysler e PSA em 2021, em um acordo de US$ 52 bilhões.
As empresas estabeleceram como meta vendas combinadas de 30 trilhões de ienes (cerca de R$ 116 bilhões) e lucro operacional de mais de 3 trilhões de ienes. A Mitsubishi, principal acionista da Nissan, também estaria considerando se juntar à fusão. O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, afirmou que a ascensão das montadoras chinesas e novos participantes está mudando significativamente o setor, e as empresas precisam se adaptar para competir até 2030.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.