Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Duas horas após previsão, primeira fumaça do conclave é preta e novo papa ainda não foi escolhido

Internacional

Duas horas após previsão, primeira fumaça do conclave é preta e novo papa ainda não foi escolhido

A próxima fumaça está prevista para quinta-feira (8), quando os cardeais voltam a se reunir na Capela Sistina

Duas horas após previsão, primeira fumaça do conclave é preta e novo papa ainda não foi escolhido

Foto: Reprodução/Vatican News

Por: Metro1 no dia 07 de maio de 2025 às 16:03

Atualizado: no dia 07 de maio de 2025 às 19:21

A Capela Sistina sinalizou com fumaça preta que a primeira votação do conclave terminou sem consenso entre os cardeais. Com isso, a Igreja Católica ainda não tem um novo papa. O aviso foi dado às 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (7).

Como exige o processo, ao menos dois terços dos 133 cardeais votantes — ou seja, 89 — precisam concordar em um nome para que o pontífice seja eleito. Quando isso não acontece, as cédulas são queimadas com substâncias químicas que geram a fumaça preta, indicando que uma nova rodada de votação será necessária.

Nesta quarta-feira (7), apenas uma votação estava prevista. A expectativa já era de que o primeiro dia servisse mais para medir forças entre as diferentes correntes políticas dentro do colégio cardinalício do que para definir um nome. Os bastidores do Vaticano indicam que o resultado inicial pode fortalecer candidaturas mais competitivas ou indicar mudanças de rumo entre os eleitores nos próximos dias.

A próxima fumaça está prevista para quinta-feira (8), quando os cardeais voltam a se reunir na Capela Sistina. A cada dia, são feitas até quatro votações, duas pela manhã e duas à tarde, até que um nome atinja o número necessário de votos e a tradicional fumaça branca anuncie ao mundo a frase: "habemus papam", que significa que um nome foi escolhido. 

Na próxima votação as fumaças aparecem duas vezes ao dia. Pela manhã, por volta das 10h30 (5h30 no Brasil), se houver eleição, ou ao meio-dia (7h no Brasil). À tarde, pode ser às 17h30 (se for branco) ou por volta das 19h.