Sábado, 17 de maio de 2025

OUÇA AO VIVO

OUÇA AO VIVO

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Cessar-fogo entre Índia e Paquistão dura poucas horas após nova escalada na Caxemira

Internacional

Cessar-fogo entre Índia e Paquistão dura poucas horas após nova escalada na Caxemira

Nova trégua, firmada com mediação dos EUA, foi rompida com trocas de acusações e novos confrontos no território disputado

Cessar-fogo entre Índia e Paquistão dura poucas horas após nova escalada na Caxemira

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 10 de maio de 2025 às 18:00

Índia e Paquistão concordaram com um cessar-fogo neste sábado (10), após negociações diplomáticas conduzidas pelos Estados Unidos. A trégua, no entanto, durou poucas horas: o governo indiano acusou os paquistaneses de violarem o acordo com ataques na região da Caxemira, epicentro do recente confronto entre os dois países.

De acordo com o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, as Forças Armadas indianas responderam a essas supostas violações em diversas cidades do lado indiano da Caxemira. O território é disputado há décadas pelas duas nações e concentrou os principais combates nos últimos quatro dias.

O atual ciclo de hostilidades começou após um ataque contra turistas hindus em 22 de abril, que deixou 26 mortos. A Índia responsabilizou grupos militantes com base no Paquistão, o que levou Nova Déli a realizar bombardeios nesta semana contra alvos que descreveu como “infraestrutura terrorista” em território paquistanês.

Segundo o governo indiano, os ataques atingiram nove campos de militantes, incluindo locais de treinamento e plataformas de lançamento. Já o Paquistão contestou a versão, dizendo que seis locais foram atingidos, mas negou que houvesse presença de grupos armados.

As trocas de versões continuaram ao longo da semana. O Paquistão afirmou ter abatido cinco caças e 25 drones indianos, inclusive em cidades como Karachi e Lahore. A embaixada da Índia na China classificou a alegação dos caças abatidos como "desinformação" e respondeu que havia neutralizado tentativas de ataques paquistaneses com mísseis e drones.

O conflito reacende temores de uma escalada militar entre dois países com armas nucleares e histórico de tensão na Caxemira, região que já foi palco de guerras e múltiplas crises diplomáticas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.