
Internacional
Alemanha começa a barrar requerentes de asilo nas fronteiras
Medidas mais rígidas visam conter imigração irregular, diz novo chanceler

Foto: Reprodução/Freepik
A Alemanha começou a barrar requerentes de asilo nas fronteiras, após o chanceler Friedrich Merz anunciar medidas mais rígidas contra a imigração irregular. Na semana passada, entre a quinta (8) e a sexta-feira (9), 286 migrantes foram impedidos de entrar no país, incluindo 19 que haviam solicitado asilo. As razões foram a falta de documentos válidos e o uso de papéis falsificados.
Durante a operação, 14 contrabandistas foram detidos, 48 mandados de prisão cumpridos e nove pessoas presas por extremismo.
Merz justificou as medidas como necessárias para controlar o alto fluxo de migrantes ilegais na União Europeia. O novo Ministro do Interior, Alexander Dobrindt, confirmou que, pela primeira vez, solicitantes seriam rejeitados nas fronteiras, com exceção de casos vulneráveis. A operação contou com 3.000 policiais.
Essas ações também visam combater o crescimento da ultradireita, que usa o tema da imigração para conquistar apoio popular. Pesquisas indicam que dois terços dos alemães apoiam controles mais rígidos. Nos primeiros meses de 2023, os pedidos de asilo caíram 46% em relação ao ano anterior.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.