Quarta-feira, 14 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Líderes mundiais se manifestam após morte de Pepe Mujica

Internacional

Líderes mundiais se manifestam após morte de Pepe Mujica

Líderes mundiais se pronunciaram sobre falecimento de um símbolo da política da América Latina

Líderes mundiais se manifestam após morte de Pepe Mujica

Foto: Rodrigo Cabral/ASCOM/MCTI

Por: Metro1 no dia 13 de maio de 2025 às 18:28

Atualizado: no dia 13 de maio de 2025 às 18:30

A morte do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, nesta terça-feira (13), gerou ampla repercussão entre líderes internacionais. O falecimento, aos 89 anos, foi confirmado pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi.

Figuras políticas da América Latina foram algumas das primeiras a comentar a perda. O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou em publicação na rede X que “toda a América Latina está de luto”. “Estamos profundamente tristes com o falecimento do meu irmão Pepe Mujica. Lembro-me sempre dos seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem. Estendo minhas condolências à família, aos colegas ativistas e ao povo uruguaio”, escreveu Morales.

Já Rafael Correa, ex-presidente do Equador, postou no X: “Pepe nos deixou”.  Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina, também escreveu uma mensagem de pesar no X. “Pepe Mujica tem sido um exemplo de uma política que banaliza tudo. Um exemplo de austeridade em uma sociedade que recompensa aqueles que acumulam fortunas. Sem ser assim, ele foi o melhor dos cristãos. Sem Francisco e Pepe, o mundo fica mais triste e fraco. Minha memória estará sempre com esse grande uruguaio”, afirmou.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que “Pepe Mujica, o grande revolucionário, presidente do Uruguai, morreu”. Já o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também publicou no X: “Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, lutou e viveu. A política faz sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu mais profundo carinho à sua família e ao Uruguai. Eterno, Mujica”.