Internacional
Ucrânia prendeu mais de 49 mil pessoas que tentaram fugir do país desde o início da guerra

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
China insiste que EUA abandonem programa de defesa antimísseis Domo de Ouro
Chineses disseram estar 'profundamente preocupados' com projeto de escudo americano, anunciado por Trump na terça (20)
Foto: Divulgação
A China está “seriamente preocupada” com o projeto do escudo de defesa antimísseis Domo de Ouro dos Estados Unidos e instou Washington a abandonar o desenvolvimento, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira (21).
O projeto terá ações terrestres e espaciais capazes de detectar e parar mísseis em todos os quatro estágios principais de um possível ataque, como detecção e destruição, interceptação logo após o lançamento de mísseis. Ele funciona como um escudo de defesa em camadas, com o objetivo de proteger o território americano com precisão inabalável. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira (20) que selecionou um design para o projeto de US$ 175 bilhões e nomeou um general da Força Espacial para liderar o programa.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, quando questionada sobre o projeto em uma coletiva de imprensa regular, declarou que ele traz “fortes implicações ofensivas” e aumenta os riscos da militarização do espaço sideral e de uma corrida armamentista. “Os Estados Unidos, ao adotar uma política de ‘EUA em primeiro lugar’, estão obcecados em buscar segurança absoluta para si mesmos. Isso viola o princípio de que a segurança de todos os países não deve ser comprometida e mina o equilíbrio estratégico e a estabilidade globais. A China está seriamente preocupada com isso”, afirmou Mao.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.