
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Justiça dos EUA derruba proibição de governo Trump a alunos estrangeiros em Harvard
Internacional
Justiça dos EUA derruba proibição de governo Trump a alunos estrangeiros em Harvard
Decisão vem após a universidade processar o governo dos EUA por restrições a estudantes de fora do país

Foto: Harvard University
O Tribunal Federal de Boston, nos Estados Unidos, derrubou a determinação do governo Donald Trump que proibia alunos estrangeiros de permanecerem ou ingressarem na universidade de Harvard. A decisão foi emitida nesta sexta-feira (23), após a instituição acionar a Justiça.
A medida do governo Trump, anunciada na quinta-feira (22), havia sido vista como uma espécie de retaliação à universidade por suas divergências com o presidente. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, no entanto, alegou que Harvard não cooperou com a entrega de documentos sobre estudantes internacionais. Ainda acusa de instituição de políticas consideradas "racistas" em seus programas de diversidade e de criar um "ambiente hostil" para alunos judeus.
A ordem do governo tanto impedia o ingresso de estudantes recém-aprovados para o próximo ano letivo como obrigava os já matriculados a serem transferidos para outras universidades, sob pena de perderem seus vistos de permanência legal nos EUA.
Cerca de 25% do corpo discente de Harvard seria afetado com a medida, que, inclusive, obrigava os alunos estrangeiros já matriculados a serem transferidos para outras universidades."Sem seus estudantes internacionais, Harvard não é Harvard", disse a instituição de ensino, que tem 389 anos. "Com um golpe de caneta, o governo tentou apagar um quarto do corpo estudantil de Harvard, estudantes internacionais que contribuem significativamente para a universidade e nossa missão".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.