Quinta-feira, 10 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Itamaraty convoca diplomata dos EUA após nota da embaixada em defesa de Bolsonaro

Internacional

Itamaraty convoca diplomata dos EUA após nota da embaixada em defesa de Bolsonaro

Ministério cobra explicações sobre declaração que endossa falas de Trump; governo brasileiro reage a críticas sobre “perseguição política”

Itamaraty convoca diplomata dos EUA após nota da embaixada em defesa de Bolsonaro

Foto: Divulgação/Itamaraty

Por: Metro1 no dia 09 de julho de 2025 às 15:36

O Ministério das Relações Exteriores convocou, nesta quarta-feira (9), o encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre uma nota oficial da representação diplomática em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto da embaixada norte-americana endossou as declarações recentes de Donald Trump, que acusou o governo brasileiro de conduzir uma “perseguição política” contra Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de tentar articular um golpe de Estado após as eleições de 2022.

Na nota, a embaixada afirma que o ex-presidente brasileiro é alvo de perseguição e que os Estados Unidos estariam acompanhando o caso de perto. “Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump”, diz o texto.

Escobar ocupa interinamente o posto de embaixador no Brasil desde a saída de Elizabeth Bagley, após a eleição de Trump. Até o momento, o novo governo americano não indicou um nome definitivo para a função.

A convocação do diplomata ao Itamaraty representa um gesto formal de descontentamento do governo brasileiro diante do que considera uma ingerência indevida em assuntos internos do país.