Sábado, 26 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA matam líder do Estado Islâmico em operação militar na Síria

Internacional

EUA matam líder do Estado Islâmico em operação militar na Síria

Dois filhos do líder que eram ligados ao grupo também morreram no ataque

EUA matam líder do Estado Islâmico em operação militar na Síria

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 26 de julho de 2025 às 07:07

Os militares dos Estados Unidos mataram Dhiya’ Zawba Muslih al-Hardani (conhecido como ISIS), líder sênior do Estado Islâmico, durante uma operação na Síria nesta sexta-feira (25). De acordo com autoridades, seus filhos Abdallah Dhiya al-Hardani e Abd al-Rahman Dhiya Zawba al-Hardani também morreram no ataque.

A ação ocorreu em al-Bab, na província de Aleppo, na Síria. Embora os EUA tenham realizado missões contra o líder com forças parceiras com alguma regularidade nos últimos meses e anos, operações terrestres não são comuns. “Os terroristas do ISIS não estão seguros nem onde dormem, nem onde operam, nem onde se escondem”, disse o general Erik Kurilla, comandante do Comando Central dos EUA (CENTCOM) em nota. O texto explica que três crianças e três mulheres estavam presentes no local do ataque, mas não ficaram feridas. 

Nos últimos anos, os EUA continuam apoiando e realizando missões contra o Estado Islâmico com forças parceiras da coalizão na Síria e no Iraque. Em maio, os militares dos EUA apoiaram seis operações — cinco no Iraque e uma na Síria — que resultaram na morte de dois militantes do Estado Islâmico e na detenção de outros dois, incluindo um líder do grupo.