
Internacional
EUA matam líder do Estado Islâmico em operação militar na Síria
Dois filhos do líder que eram ligados ao grupo também morreram no ataque

Foto: Reprodução/Youtube
Os militares dos Estados Unidos mataram Dhiya’ Zawba Muslih al-Hardani (conhecido como ISIS), líder sênior do Estado Islâmico, durante uma operação na Síria nesta sexta-feira (25). De acordo com autoridades, seus filhos Abdallah Dhiya al-Hardani e Abd al-Rahman Dhiya Zawba al-Hardani também morreram no ataque.
A ação ocorreu em al-Bab, na província de Aleppo, na Síria. Embora os EUA tenham realizado missões contra o líder com forças parceiras com alguma regularidade nos últimos meses e anos, operações terrestres não são comuns. “Os terroristas do ISIS não estão seguros nem onde dormem, nem onde operam, nem onde se escondem”, disse o general Erik Kurilla, comandante do Comando Central dos EUA (CENTCOM) em nota. O texto explica que três crianças e três mulheres estavam presentes no local do ataque, mas não ficaram feridas.
Nos últimos anos, os EUA continuam apoiando e realizando missões contra o Estado Islâmico com forças parceiras da coalizão na Síria e no Iraque. Em maio, os militares dos EUA apoiaram seis operações — cinco no Iraque e uma na Síria — que resultaram na morte de dois militantes do Estado Islâmico e na detenção de outros dois, incluindo um líder do grupo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.