Internacional
ONU pede que Israel suspenda restrições de entrega de ajuda humanitária e cita "crise provocada pelo homem"

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Em reunião na Casa Branca, Trump discute plano para Gaza após fim do genocídio
Sugestão de Trump foi apoiada por Netanyahu e criticada por outros países
Foto: Official White House Photo by Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou nesta quarta-feira (27) uma reunião na Casa Branca sobre um plano pós-genocídio em Gaza. O encontro foi anunciado por seu enviado especial, Steve Witkoff, que mencionou a elaboração de uma proposta abrangente para o território palestino após o fim dos ataques iniciados em 2023.
Em entrevista à Fox News na terça-feira (26), Witkoff evitou fornecer detalhes, mas afirmou que o plano será considerado sólido e bem-intencionado. A iniciativa surge em meio à busca por alternativas para o futuro do território após o cessar do genocídio.
Trump causou repercussão ao sugerir que os EUA assumam o controle da Faixa de Gaza, desloquem sua população e reconstruam a região com empreendimentos à beira-mar, transformando-a na "Riviera do Oriente Médio". A proposta foi apoiada por Benjamin Netanyahu, mas duramente criticada por países árabes e europeus.
A guerra começou em outubro de 2023, que deixou 1.219 mortos, em sua maioria civis. O ataque militar israelense causou ao menos 62.819 mortes na Faixa de Gaza, conforme dados do Ministério da Saúde local.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.