
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo da geração "millennial"
Internacional
Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo da geração "millennial"
Um dos milagres atribuído a ele ocorreu em Campo Grande (MS)

Foto: Divulgação/Vatican News
O Papa Leão XIV canonizou neste domingo (7), no Vaticano, o jovem italiano Carlo Acutis, morto aos 15 anos por leucemia. Considerado o primeiro “santo millennial” e “padroeiro da internet”, Acutis foi elevado à santidade após o reconhecimento de dois milagre, um deles ocorrido no Brasil, onde uma criança em Campo Grande (MS) teria sido curada após contato com roupas do jovem. Ele usava seus conhecimentos em informática para evangelizar pela internet.
O ato, que deveria ter ocorrido em abril, foi adiado pela morte do Papa Francisco. Além de Acutis, Leão XIV canonizou Pier Giorgio Frassati, jovem italiano que ajudava os pobres e morreu nos anos 1920. A cerimônia reuniu fiéis do mundo inteiro na Praça de São Pedro. Acutis foi beatificado em 2020 e se tornou símbolo de fé entre os jovens, com quase um milhão de visitantes por ano ao seu túmulo em Assis, na Itália.
Filho de uma família rica, Carlo teve uma infância comum em Milão, mas se destacou pela devoção religiosa e pela habilidade com tecnologia. Sua mãe, Antonia Salzano, relatou que ele escolheu jogar videogame apenas uma hora por semana e alertava sobre os perigos da internet. O segundo milagre atribuído a ele foi reconhecido em maio deste ano, abrindo caminho para a canonização. Hoje, ele é celebrado globalmente como modelo de fé jovem na era digital.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.