
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Morre Rosa Tarlovsky de Roisinblit, ícone da luta contra a ditadura, aos 106 anos
Internacional
Morre Rosa Tarlovsky de Roisinblit, ícone da luta contra a ditadura, aos 106 anos
Ativista participou de julgamentos que condenaram responsáveis pelo terrorismo de Estado

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rosa Tarlovsky de Roisinblit, vice-presidente das Avós da Praça de Maio, faleceu aos 106 anos neste sábado (6), anunciou a organização em seu Instagram. As Avós lamentaram a morte da companheira, que se tornou presidente honorária em 2021, e destacaram sua trajetória como líder de direitos humanos no país e no mundo.
Nascida em 15 de agosto de 1919, em Moisés Ville, Argentina, Rosa formou-se obstetra e tornou-se parteira-chefe em Rosário. Em 1949, mudou-se para Buenos Aires, casou-se com Benjamín Roisinblit e teve a filha Patricia Julia. Em março de 1978, sua filha grávida, o genro e a neta foram sequestrados pelo terrorismo de Estado, motivando sua atuação nas Avós da Praça de Maio.
Mariana Eva, sua neta, foi entregue à família paterna, e Patricia transferida para o Serviço Nacional de Emergência Médica da Espanha, antes de dar à luz Rodolfo Fernando. Rosa participou do julgamento do Plano Sistemático de Apropriação de Crianças, que condenou diversos responsáveis pela ditadura argentina, incluindo Jorge Rafael Videla e Omar Graffigna.
Reconhecida pela busca de seu neto e pelos direitos humanos, Rosa recebeu prêmios como o Anual Azucena Villaflor e Menção Honrosa Juana Azurduy. Até seus últimos anos, manteve o compromisso de localizar desaparecidos e proteger memórias históricas, deixando um legado de luta e justiça.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.