Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA dizem que Irã suspendeu 800 execuções após protestos no país

Internacional

EUA dizem que Irã suspendeu 800 execuções após protestos no país

Presidente comemorou suspensão da execução de jovem preso após protestos no país

EUA dizem que Irã suspendeu 800 execuções após protestos no país

Foto: The White House

Por: The White House no dia 15 de janeiro de 2026 às 17:30

Em meio às ameaças do presidente Donald Trump, de recorrer à força militar diante das manifestações contra o governo iraniano, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou hoje que o Irã suspendeu 800 execuções previstas para ontem.

“O presidente entende que as 800 execuções que estavam programadas e que deveriam ocorrer ontem foram suspensas”, disse. A declaração é feita no mesmo dia em que o presidente republicano comemorou a suspensão da execução de Erfan Soltani, 26, preso após protestos no Irã.

Na rede social Truth, Trump disse que “esta é uma boa notícia [a suspensão da execução]. Tomara que continue assim.” Ele ameaçou escalar a violência na região, afirmando que o Irã pagaria "um preço alto" pelas mortes dos manifestantes. 

A países vizinhos, o Irã avisou a possibilidade de fazer uma retaliação a qualquer ataque americano e um porta-voz do governo lembrou do ataque feito a uma base aérea no Catar durante a guerra com Israel. Militares americanos foram orientados a deixar bases no Oriente Médio.