Internacional
Acordo Mercosul–União Europeia só avançou com liderança de Lula, afirma presidente do Paraguai

Medida começa em fevereiro e aumenta tensão com aliados da Otan

Foto: Official White House Photo by Molly Riley
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17) a imposição de uma tarifa de 10% sobre importações de países que enviaram tropas à Groenlândia no contexto da Operation Arctic Endurance. A tarifa começará 1º de fevereiro e poderá subir para 25% a partir de junho se não houver acordo sobre a “compra total” da ilha, segundo Trump nas redes sociais.
A medida atinge oito nações europeias, Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que participaram dos exercícios no território. Trump afirmou que os países serão taxados “até que um acordo seja firmado para a compra da Groenlândia pelos EUA”, relacionando a tarifa a interesses de segurança nacional.
A decisão representa uma escalada nas tensões entre Washington e aliados europeus, que criticaram a abordagem unilateral dos EUA. A Dinamarca reafirmou que a Groenlândia “não está à venda” e que sua soberania deve ser respeitada, enquanto protestos contra a pressão norte-americana também ganharam força na região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.