Sábado, 31 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Juíza descarta pena de morte para Luigi Mangione, suspeito de assassinar CEO em Nova York

Internacional

Juíza descarta pena de morte para Luigi Mangione, suspeito de assassinar CEO em Nova York

Vítima de Mangione era CEO da operadora de planos de saúde United Healthcare

Juíza descarta pena de morte para Luigi Mangione, suspeito de assassinar CEO em Nova York

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 30 de janeiro de 2026 às 17:23

A pena de morte para Luigi Mangione, acusado de assassinar o CEO da operadora de planos de saúde United Healthcare em 2024 não pode ser solicitada. A decisão foi determinada nesta sexta-feira (30) pela juíza do Tribunal Distrital de Manhattan, Margaret Garnett.

Segundo a magistrada, o caso seguiria para julgamento em outras acusações, que preveem uma pena máxima de prisão perpétua sem liberdade condicional, pelo assassinato de Brian Thompson. Mangione será julgado em setembro. Garnett afirmou em sua decisão que duas acusações de perseguição feitas contra Mangione, uma das quais previa pena máxima de morte, não atendiam à definição legal de crime violento e foram rejeitadas.

A determinação prevê que os promotores federais possam usar evidências apreendidas em uma mochila que estava com Mangione quando ele foi preso enquanto tomava café da manhã em um McDonald's em Altoona, em 9 de dezembro, cinco dias após o assassinato.

Administração Trump
A sentença de Garnett é um revés significativo para o governo de Donald Trump, tendo em vista que o presidente tem buscado reviver o uso da pena de morte em casos federais.

Em abril de 2025, a procuradora-geral Pam Bondi anunciou que os promotores iriam solicitar a pena de morte contra Mangione. Segundo ela, a decisão veio depois de uma “cuidadosa análise”. Além disso, comentou que estava alinhada com a ordem executiva do presidente dos EUA direcionando o Departamento de Justiça a renovar pedidos de pena de morte após o ex-presidente Joe Biden declarar uma moratória sobre a pena capital para a maioria dos infratores federais em 2021.