
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Secretário-geral da ONU alerta para “colapso financeiro iminente” da organização
Internacional
Secretário-geral da ONU alerta para “colapso financeiro iminente” da organização
Guterres diz que crise está “se aprofundando, ameaçando a execução dos programas e causando risco de colapso financeiro”

Foto: UN Photo/Violaine Martin
O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez uma alerta aos países membros e informou que a organização pode enfrentar um “colapso financeiro iminente.” A declaração — que é a mais severa até o momento — é feita em um momento em que os Estados Unidos, está se afastando do multilateralismo em várias frentes.
“A crise está se aprofundando, ameaçando a execução dos programas e causando risco de colapso financeiro. E a situação se deteriorará ainda mais no futuro próximo”, afirmou Guterres em uma carta aos Estados-membros datada de 28 de janeiro.
Relação EUA e ONU
Além de cortar o financiamento voluntário às agências da ONU, os EUA recusaram a fazer pagamentos obrigatórios aos seus orçamentos regulares e de manutenção da paz. O presidente republicano, Donald Trump, descreveu a ONU como tendo “grande potencial”, mas disse que ela não está cumprindo esse papel e lançou um Conselho da Paz que alguns temem que possa minar o órgão internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

