Quinta-feira, 02 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Fim das cantadas? Quem assediar mulheres na rua será multado em Buenos Aires

Internacional

Fim das cantadas? Quem assediar mulheres na rua será multado em Buenos Aires

Em Buenos Aires, capital da Argentina, quem cometer o assédio será punido com multa de até mil pesos, o equivalente a cerca de R$ 212. A norma foi aprovada nessa quarta-feira (7), pela Legislatura da cidade. [Leia mais...]

Fim das cantadas? Quem assediar mulheres na rua será multado em Buenos Aires

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 09 de dezembro de 2016 às 17:44

Qual mulher nunca levou a famosa cantada na rua? Muitos homens consideram elogio, mas o público feminino se sente incomodado e acha uma falta de respeito. Em Buenos Aires, capital da Argentina, quem cometer o assédio será punido com multa de até mil pesos, o equivalente a cerca de R$ 212. A norma foi aprovada nessa quarta-feira (7), pela Legislatura da cidade. 

De acordo com a regra, todos os "comentários sexuais diretos ou indiretos ao corpo, fotografias e gravações de partes íntimas sem o consentimento, contato físico impróprio ou não consensual, perseguição, masturbação e exibicionismo" são compreendidos como assédio sexual.

Segundo o parlamentar Pablo Ferreyra, relator da nova medida, o assédio de rua é "qualquer ato que afete a dignidade e o direito à integridade física e moral". "Todos têm o direito de circular livremente e com a confiança de que não serão violados, e independentemente do contexto, idade, hora do dia ou a vestimenta, os direitos humanos não dependem nem podem ser suspensos por detalhes do ambiente", escreveu Ferreyra.

Assim como no Brasil, o machismo é uma cultura profundamente enraizado na Argentina. O Primeiro Índice Nacional de Violência Machista, divulgado este ano, aponta que 97% das mulheres argentinas já tenham passado por alguma situação de assédio sexual na rua. No entanto, ainda não foi divulgada de que forma ocorrerá essa punição e como será feita a fiscalização nas ruas.