
Internacional
"Somos todos franceses", diz Obama ao receber presidente da França
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta terça-feira (24) o seu colega francês, François Hollande, na Casa Branca, nos EUA. Os dois chefes de estado discutiram formas de atacar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), responsável pelos atentados do último dia 13 de novembro em Paris. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta terça-feira (24) o seu colega francês, François Hollande, na Casa Branca, nos EUA. Os dois chefes de estado discutiram formas de atacar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), responsável pelos atentados do último dia 13 de novembro em Paris. 130 pessoas morreram em ataques coordenados na capital francesa.
Após um encontro a portas fechadas, os dois deram uma coletiva de imprensa conjunta na Casa Branca, em Washington. "O EI, na sua horrenda estratégia, não pode mais ser tolerado. Ele deve ser destruído", declarou Obama. Durante o pronunciamento, Barack Obama se arriscou no francês e disse "sommes tous français" ("Somos todos franceses") e "Vive la France" ("Viva a França"). "Nós, americanos, temos um grande amor pela França, nos dedicamos aos mesmos ideais: a França é o nosso mais antigo aliado, nos ajudou a conquistar a independência; e nós os ajudamos a se libertarem do fascismo", acrescentou.
Já Hollande defendeu defendeu ataques nas bases onde o EI possuem mais força. "Os aliados devem destruir o EI onde quer que ele se encontre e também os seus recursos, que são substanciais. Devemos atingir as estruturas petrolíferas, o tráfico de drogas e o de seres humanos", afirmou o presidente francês.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.