Jornal Metropole
Fragmentado, digital e influente, movimento evangélico adapta estratégias e se consolida como força sociopolítica

Home
/
Notícias
/
Jornal da Metropole
/
Erudito da política, Rosalvo Barbosa Romeo aproximou ACM dos intelectuais de esquerda
Jornal da Metropole relembra trajetória de Rosalvo Barbosa Romeo, o homem dos discursos de oposição shakespearianos
Foto: Acervo pessoal
Reportagem publicada originalmente no Jornal da Metropole em 21 de julho de 2022
Hoje vamos falar de mais um personagem importante da nossa história politica recente, embora desconhecido de muita gente: Rosalvo Barbosa Romeo. Advogado, extremamente discreto, inteligência destacada, cultura humanística como poucas pessoas possuem. Ocupou brilhantemente muitos cargos públicos.
Foi vereador na capital por dois mandatos, secretário da Fazenda da Prefeitura de Salvador na administração de Heitor Dias, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, Chefe da Casa Civil no primeiro governo de ACM e vice-governador da Bahia. Mas tudo isso é pouco para definir a importância de Barbosa Romeo.
Em todos os cargos que ocupou, levou a sua enorme bagagem intelectual, a visão do mundo aberta, que permitiu, mesmo durante a Ditadura Militar, atrair intelectuais como Glauber Rocha, João Ubaldo Ribeiro, João Batista de Lima e Silva, Calasans Neto, Sante Scaldaferri e tantos outros que se reuniam aos sábados na sua casa da Pituba, onde as conversas eram sempre agradáveis e proporcionavam debates inteligentes em tempos obscuros.
Em 1967, se torna o braço direito do prefeito ACM, acompanha ele no governo e o aproxima de intelectuais de esquerda, o que ajudou a quebrar a barreira entre eles, já que ACM foi um dos líderes importantes do Golpe de 64 e líder da UDN, partido conservador. Barbosa escreveu discursos que eram verdadeiras obras literárias. Soube fazer oposição ao governador Roberto Santos com pronunciamentos shakespearianos dignos de serem publicados. A relação dele com ACM teve altos e baixos, muito pelo temperamento explosivo de um e o quase recato do outro. Um dia, quem sabe alguém conte essa história.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.