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Buracos, lama e atrasos em obras causam prejuízo a motoristas que trafegam pela Estrada do Derba
As descrições de quem encara a rodovia todos os dias variam de “um verdadeiro queijo suíço” a comparações mais criativas, como “parece a casa da Peppa Pig: é só buraco e lama”
Foto: Metropress/Samanda Leite
Materia publicada originalmente no Jornal Metropole em 14 de agosto de 2025
Com pneus e galhos incendiados na pista — e uma paciência que já havia sido queimada faz tempo —, moradores da região da BA-528, a popular Estrada da Base Naval ou Estrada do Derba para os íntimos, decidiram protestar por melhorias na via. Não é estreia: em junho, outro grupo já havia reclamado da mesma situação, denunciando a coleção de buracos que, pelo visto, só aumentou.
As descrições de quem encara a rodovia todos os dias variam de “um verdadeiro queijo suíço” a comparações mais criativas, como “parece a casa da Peppa Pig: é só buraco e lama”. A diferença é que no desenho a lama é diversão; na vida real, é prejuízo.
Prejuízo que vira rotina
Além da eterna obra de duplicação que parece ter entrado no ritmo de novela interminável, as chuvas em Salvador ajudaram a transformar o asfalto em algo mais parecido com uma pista de rally. Motoristas relatam buracos cada vez maiores, poças, lama, engarrafamentos, acidentes e prejuízos que viram rotina.
O carreteiro Jaderson Ferreira, que encara o trajeto diariamente, diz já ter visto caminhões e carretas atolados. “Os veículos têm que passar devagar. O carro balança quando você passa, é prejuízo na suspensão. Temos que ir na contramão para pegar a parte menos pior da via. Imagine o transtorno dos trabalhadores e moradores que precisam utilizar o transporte público para sair dessa região”, relata.
Obras que de passageiras não têm nada
A BA-528, antes sob a responsabilidade da Concessionária ViaBahia, está desde janeiro em obras de duplicação nos quase sete quilômetros de extensão. Segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), as intervenções fazem parte do projeto para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador e Região Metropolitana. A manutenção ficou para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que iniciou os reparos em maio — depois do fim da concessão — e garante que está trabalhando na recomposição da pavimentação com pedra rachão e brita graduada, no KM 2, com a promessa de continuar ao longo da rodovia.
O problema é que a BA-528 não está sozinha. A BA-526, que liga o Derba à BR-324, a Via Periférica e a Via Bronze — todas com tráfego pesado — também estão no ranking das reclamações. Sobre a BA-526, a Seinfra disse que os trabalhos seguem, com limpeza de meio-fio, sarjetas e redirecionamento de água na rotatória de Mapele. Já sobre as outras vias, os responsáveis foram procurados, mas a resposta, assim como as obras, ainda não chegou.
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