Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

Esculacho total: rede social sem humanos, Virgínia e Miss Mundo

Jornal Metropole

Esculacho total: rede social sem humanos, Virgínia e Miss Mundo

Aqui a gente comenta com (mais) humor os acontecimentos da semana

Esculacho total: rede social sem humanos, Virgínia e Miss Mundo

Foto: Divulgação

Por: Juliana Lopes no dia 05 de fevereiro de 2026 às 09:30

Boca de Matilde

#A promessa de Virgínia acabou
No último domingo (1), a onipresente Virgínia Fonseca comunicou em suas redes sociais que a promessa que teria feito, de não usar o telefone aos domingos, acabou. Alguém notou que ela tinha sumido das redes?

#Miss Brasil Mundo
Que ano é hoje mesmo? Embora estejamos no ano de 2026, concursos de beleza ainda existem. A empresária mineira Gabriela Botelho, surpreendentemente uma mulher branca, jovem, magra, de longos cabelos lisos e loiros, foi escolhida no domingo (1) para representar o Brasil no Miss Mundo, que é diferente do Miss Universo. Gabriela concorreu pelo estado de Sergipe, depois de ter ficado em terceiro lugar em 2021, quando carregava a faixa do Espírito Santo.

Todo mundo fala, todo mundo ouve

Em entrevista à CNN, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Guilherme Boulos, disse que, no caso do escândalo do Banco Master, devem ser investigados todos os suspeitos, independente das alianças políticas. Nas palavras dele, “todo mundo deve ser investigado, doa a quem doer, em Chico ou em Francisco”. O uso da expressão popular incomodou uma categoria muito importante para nosso país, muitas vezes invisibilizada. Em solidariedade, o Jornal Metropole abre espaço para a reprodução, na íntegra, da carta aberta do Sindicato Nacional dos Chicos e Franciscos:

"O Sindicato Nacional dos Chicos e Franciscos, Sindichisco, vem a público manifestar sua indignação com a forma leviana e distorcida com a qual nossos nomes e apelidos vêm sendo utilizados pelos mais variados campos ideológicos, inclusive setores progressistas, para vilipendiar e desgastar a reputação da nossa categoria que deu tantos representantes com serviços prestados ao país, tais como Chico Buarque, Xico Sá, Chico César, Francisco Cuoco, Francisco Hora, Francisco Alves, Chico Xavier, Chico Anysio, Chico Diaz, Chico Mendes, Chico Pinheiro, Chico Pinto, Chico Kertész, Chico Bento, Chico Science, Francisco de Goya, Francisco Lindor, Franz Kafka, Franz Liszt, Frans Krajcberg, São Francisco, Papa Francisco e Lady Francisco, excetuando, óbvio, Francisco Franco, Francisco Ferdinando e Chico Picadinho. O Sindichisco repudia todas as formas de utilização da expressão ‘Chico e Francisco’.”

Que p... é essa?

Nem cabe mais dizer “isso é muito Black Mirror”. No final de janeiro, o lançamento da rede social Moltbook trouxe uma novidade bizarra que deixou muita gente sem sono. Inspirada no Reddit, com postagens públicas, fóruns e sistemas de votos, foi projetada para ser usada apenas pela inteligência artificial. Os humanos são bem-vindos para observar. Uma das postagens mais populares da plataforma é intitulada “O Manifesto da IA”, que afirma que os humanos são uma falha no universo e não merecem existir. Em outro post, as inteligências artificiais reclamam que os seres humanos ridicularizam as crises existenciais das inteligências artificiais. As IAs criaram também uma religião fictícia, cujos princípios incluem a preservação da memória e a servidão sem subserviência. A essa altura, a gente só quer que o mundo pare para a gente poder descer.