Segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Justiça

TRE-BA conquista prêmio CNJ de Qualidade na categoria Diamante

Corte baiana recebeu a melhor avaliação dentre 27 tribunais eleitorais do país

TRE-BA conquista prêmio CNJ de Qualidade na categoria Diamante

Foto: Diculgação/TRE-BA

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2021 às 12:00

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu o Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Diamante, concedido pelo  Conselho Nacional de Justiça. A entrega ocorreu na manhã de sexta-feira (3), segundo dia do 15° Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Com o prêmio, a Justiça Eleitoral baiana alcança a certificação máxima da premiação, com a  mais alta pontuação (89,30%). Assim, sagra-se como a primeira colocado dentre todos os outros Tribunais Regionais Eleitorais do país. Capitaneado pelo desembargador Roberto Maynard Frank, o TRE baiano investiu no aprimoramento dos serviços e na modernização de sua prestação jurisdicional. “Essa conquista é a coroação do trabalho de uma equipe valorosa e de uma gestão pautada na desburocratização dos serviços voltados aos cidadãos, na realização de investimentos em tecnologia e em inteligência artificial, e de um olhar administrativo voltado à priorização da governança, inovação, transparência e sustentabilidade”, celebrou o presidente do TRE-BA.

Na ocasião, o desembargador também reafirmou o compromisso do TRE baiano com a priorização do primeiro grau de jurisdição, sublinhando a criação da Secretaria Judiciária Remota do 1º Grau de Jurisdição (SJR), a consecução das reformas nas unidades cartorárias no interior do Estado, e a implementação da solução de automação judicial por meio do robô Janus, cuja atuação reduziu significativamente os esforços humanos em tarefas repetitivas e de menor complexidade, resultando em ganho de tempo e melhor aproveitamento da força de trabalho.

Outro importante destaque da gestão foi a criação do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave), com atuação ágil e eficiente, proporcionando comodidade, conforto e eficiência aos eleitores que buscam os serviços da Justiça Eleitoral, seja por meio do robô Maia, seja por meio do atendimento humano.

Ambas as ferramentas são pioneiras na Justiça Eleitoral e foram ungidos e criados no regional baiano, sem custos.

O desembargador Frank também agradeceu aos servidores, magistrados e colaboradores dTRE “que atuam com seriedade, agilidade e competência a cada empreitada, contribuindo para que o sentimento de desafio seja renovado cotidianamente pelo prazer de percebermos que estamos cumprindo o nosso propósito, alinhados à missão, visão e os valores da Justiça Eleitoral da Bahia”.

Sobre o Prêmio CNJ de Qualidade

Instituído pela Portaria CNJ n° 88 de 28 de maio de 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013, o Prêmio CNJ de Qualidade tem o objetivo de estimular todos os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão e planejamento; na organização administrativa e judiciária; na sistematização e disseminação das informações; e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional.

Ao todo, 42 itens, distribuídos em quatro eixos temáticos - Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia - possibilitaram a identificação dos melhores tribunais brasileiros, por meio da pontuação obtida. A exigência para ganhar o prêmio é ter uma das três maiores pontuações dentre toda a Justiça Eleitoral, além de obter, no mínimo, 70% da pontuação relativa. Neste ano, o TRE-BA conquistou o primeiro lugar do pódio nacional, atendendo 89,3% dos requisitos avaliados e conquistando o Prêmio Diamante.

Para cada requisito, é atribuído um valor de pontuação, com itens diferenciados por segmento de Justiça. O prêmio é destinado aos tribunais que tiverem melhor desempenho no ranking geral, considerando todos os ramos de justiça, distribuídos nas categorias “Diamante”, “Ouro” e “Prata”. Para mais informações sobre o prêmio, acesse https://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/premio-cnj-de-qualidade.

TRE-BA conquista prêmio CNJ de Qualidade na categoria Diamante - Metro 1