
Justiça
Ministros do STF veem influência de Musk sobre eventuais sanções de Trump a Moraes
Ameaça de retaliação também é vista como uma "interferência na soberania" do Brasil por magistrados

Foto: Antonio Augusto/SCO/STF
Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram que o bilionário Elon Musk pode estar influenciando as movimentações do governo do ex-presidente Donald Trump em relação a possíveis sanções contra o ministro Alexandre de Moraes.
Dois ministros da Corte, que falaram sob condição de anonimato, acreditam que o envolvimento de Musk deve ser levado em conta ao se analisar as recentes ações da administração norte-americana contra o magistrado. Os colegas de Moraes veem nas supostas sanções uma forma de "vingança" do magnata contra o ministro, que em 2024 protagonizou um embate com o empresário sul-africano em razão de sucessivos descumprimentos de decisões judiciais envolvendo o "X".
A plataforma chegou a ser suspensa no Brasil após Musk se recusar a indicar um representante legal no país e a remover conteúdos apontados como ofensivos. A ameaça de retaliação contra Moraes também é vista entre os ministros do STF como uma "interferência na soberania" do Brasil. Para uma ala de magistrados, um posicionamento oficial do Brasil é esperado — mas deve ser feito com calma, depois que outras formas de abordagem forem realizadas. Antes, a embaixada do Brasil em Washington, por exemplo, poderia agir nos bastidores.
Na quarta-feira, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, o chefe da diplomacia do presidente Donald Trump afirmou que Moraes poderá ser alvo de sanções. Foi a primeira vez que um integrante do governo americano admitiu publicamente essa possibilidade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.