
Justiça
Moraes discute com advogado de ex-assessor de Bolsonaro em audiência sobre 8/1: “Não são vândalos, são golpistas”
Ministro do STF se irritou com questionamentos e chamou golpistas de “claramente identificáveis” nas imagens

Foto: Antonio Augusto/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizou um bate-boca com o advogado Jeffrey Chiquini durante audiência nesta quarta-feira (16) que ouviu o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Chiquini defende Filipe Martins, ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro (PL), réu no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A discussão teve início quando o advogado insistiu em perguntas sobre o número de agentes do GSI presentes no Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Moraes interrompeu o advogado, dizendo que ele estava “interrogando” a testemunha, e voltou a classificar como “golpistas” os envolvidos na invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília. Disse ainda que as imagens do episódio eram “claras”.
Chiquini contestou, afirmando que apenas duas imagens haviam sido disponibilizadas, o que gerou nova reação de Moraes. O ministro se irritou com a fala e reforçou que os fatos estavam amplamente documentados.
A audiência faz parte das investigações que envolvem assessores e militares suspeitos de participação ou omissão nos atos do 8 de Janeiro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.