Terça-feira, 12 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

MP pede ao TCU suspensão de contrato para sala VIP de ministros do TST

Justiça

MP pede ao TCU suspensão de contrato para sala VIP de ministros do TST

Subprocurador questiona gasto de R$ 1,5 milhão com espaço e serviços exclusivos para 27 ministros no aeroporto de Brasília.

MP pede ao TCU suspensão de contrato para sala VIP de ministros do TST

Foto: Warley Andrade/Tv Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de agosto de 2025 às 15:28

Atualizado: no dia 11 de agosto de 2025 às 18:01

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, na última sexta-feira (8), a suspensão imediata da sala VIP e dos serviços exclusivos destinados aos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Aeroporto Internacional de Brasília.

O contrato, com validade de dois anos, prevê atendimento personalizado, estacionamento privativo e escolta, a um custo superior a R$ 1,5 milhão de recursos públicos.

Na representação enviada ao TCU, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado defendeu que a contratação seja interrompida até que sejam analisadas sua economicidade, legalidade e interesse público. Ele também pediu que o caso seja encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para possível apuração de crimes ou atos de improbidade, caso sejam confirmadas irregularidades.

Furtado classificou o valor como “desproporcional”, especialmente porque a estrutura atenderia apenas 27 ministros. Segundo ele, o montante inclui não apenas aluguel e manutenção, mas também serviços extras, como transporte privativo e acompanhamento pessoal, sem restrição a viagens de caráter oficial.